Quem Somos

História

O Colégio Indyu foi criado em 1982 com o Indyu Pré-Vestibular, funcionando como curso preparatório para vestibular e concursos. Hoje, conta com os ensinos fundamental e médio, cursos técnicos em enfermagem e informática, pré-vestibular e ensino regular de suplência.O colégio indyu conta com um total de 2.235 alunos.

Quem Somos

Colégio Indyu é uma escola que oferece cursos nos diversos níveis e modalidades de ensino. A sua trajetória é marcada pela preocupação com a qualidade do ensino oferecido. O aperfeiçoamento de seus cursos tem se traduzido na implementação e reformulação dos seus currículos plenos, consagrando as exigências da Nova LDB e das Diretrizes Curriculares Nacionais.

O Projeto Político Pedagógico representa o compromisso, da comunidade escolar, com a trajetória de qualidade no cenário educacional. Há necessidade, porém, de clareza sobre a força e os limites deste projeto. A corporeidade do projeto acontece na interação entre os sujeitos: professores, alunos, equipe de coordenação, diretoria geral da Escola, pais e funcionários. Mais do que o papel, o projeto compromete pessoas com uma idéia, com uma prática libertadora, transformadora. A forma de firmar este compromisso implica planejamento, dando lugar e sentido a uma ação conduzida pelas diretrizes do Projeto Político-Pedagógico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola de uma forma sistematizada, consciente, científica e participativa. É o caminho mais acertado para reinventar a escola, ressignificando suas finalidades e objetivos.

A função, portanto, do Projeto é delinear o horizonte da caminhada, estabelecendo a referência geral, expressando o desejo e o compromisso do grupo. Isto, porém, não é suficiente. O referencial teórico de cada disciplina e/ou curso é fundamental para garantir a competência pedagógica. É preciso tomar decisões quanto à metodologia do ensino, os conteúdos programáticos e o sistema de avaliação. É respeitando esses propósitos que o Colégio Indyu se pauta no sentido de contribuir com a reestruturação das práticas dominantes, ou seja, com o rompimento do processo de formação pautado pela concepção tecnicista.

Esse processo incidirá na desregulamentação das profissões e na flexibilidade do trabalho, o que desafia a Escola Brasileira a repensar seu projeto político-pedagógico. Nesse contexto, faz-se necessário uma pedagogia voltada para a transformação do meio social, centrada no ser humano enquanto ser político e voltada para a construção do homem coletivo, através de uma relação democrática entre educador e educando.

Centro Colégio Indyu  apresenta o seu Projeto Político Pedagógico visando atender às exigências da LDB 9.394/96, Parecer CNE/CEB 15/98, Parecer CNE/CEB 16/99 e a Resolução CNE/CEB 04/99 e demais normas legais em vigor, que regulamentam essas modalidades de ensino, e constituem um conjunto de princípios, fundamentos e procedimentos inseridos na Organização Pedagógica e Curricular dessa Unidade Escolar. O Projeto Político Pedagógico, ora apresentado, está constituído de justificativa, objetivos, fundamentação teórica, perfil, metodologia, organização curricular, aspectos didáticos, instalações e procedimentos.