Nesta quarta-feira, 27 de junho, as turmas do 2º e 3º ano do ensino médio do Colégio Indyu debateram temas contemporâneos ligados a política, violência e criminalidade no país. A ideia do debate surgiu nas aulas de Sociologia, da professora Wyara Monteiro, que viu a necessidade de trazer tais discussões para a sala de aula.

Na turma do 2º ano, foi apresentado o tema “A política: Estado, democracia e cidadania” pela equipe dos alunos Angélica Ferreira, Andressa Lacerda, Maria Fernanda Lopes, Maria Eduarda Ramos, Anna Flávia Freitas, Maurício Antônio, Bruno Silva e Vitor Alisson dos Santos.

A professora Wyara Monteiro ressalta que o objetivo dos trabalhos apresentados é “despertar nos jovens o seu papel efetivo como transformadores da sociedade”, conta.

Na turma do 3º ano, foi apresentado o tema “Delinquência, violência e criminalidade no Brasil” pela equipe dos alunos Marcos Vinicius Soares, Marcos Emanuel de Jesus, Vitória Magalhães, Vitória Sena, Renilson Junior, Lucas Quadros, Victor Dantas, Maria Fernanda Gomes e Daniel Alejhandro. Os alunos debateram sobre assuntos presentes na atualidade como urbanização, violência doméstica: criança, mulher e idosos e também a violência nas escolas.

“A consciência crítica dos alunos precisa ser despertada. É necessário que se transmita a eles esses valores éticos, políticos e morais, além do conhecimento e das habilidades para que eles realmente se empoderam desse papel transformador com a consciência crítica aguçada”, conclui Wyara Monteiro, complementando que assuntos como esses podem ser cobrados em vestibulares que os alunos pretendem participar.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *