(38) 2101-9595
(38)2101-9595

Doação de Órgãos é tema de palestra para alunos do Indyu


  

O Setembro Verde, realizado em todo país, é o mês que incentiva o debate sobre a doação e o transplante de órgãos. Em Montes Claros, a OPO - Organização de Procura de Órgãos em parceria com o Colégio Indyu realizou nesta quinta-feira, 26, palestra sobre o tema: “Nem todo herói usa capa. Há também doadores de órgãos”, ministrada pela assistente social Carla Tiola para os alunos da 3º e 4º etapa do curso Técnico de Enfermagem do Colégio Indyu. O evento foi coordenado pela professora Fabiana Carneiro. 

A OPO exerce atividades de identificação, manutenção e captação de potenciais doadores para fins de transplantes de órgãos e tecidos no âmbito de sua atuação. Também tem o papel de divulgar a política de transplante conscientizando a sociedade sobre a sua importância, mantendo interação com equipes de transplantes e em parceria com as CIHDOTTs - Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

Segundo Carla Tiola, a maior dificuldade enfrentada pela OPO é a negativa das famílias. “É muito importante que a pessoa manifeste em vida o seu desejo de doar órgãos, para que a família possa respeitar sua decisão e contribuir com vida de outra pessoa”.

A enfermeira técnica da OPO, Marcília Gonçalves comenta sobre a necessidade de se discutir o tema entre os estudantes. “Os profissionais da área da saúde precisam estar inseridos e compreenderem a legislação da doação de órgãos para que possam lidar com esse contexto em suas vidas profissionais e compartilhar a ideia no meio social que vivem”.

Edvoney Alencar recebeu transplante de rins há sete anos. Ela compartilha sua experiência e fala sobre a importância da doação em sua vida. “Passei dois anos fazendo hemodiálise e passei por situações muito difíceis durante esse tempo. Após o transplante, minha vida se transformou. Hoje eu consigo realizar todas as minhas atividades cotidianas, normalmente, e até beber água, que era o que mais fazia falta durante o tratamento, eu posso beber com abundância. A doação é muito importante, uma pessoa pode salvar muitas vidas e ter essa consciência é fundamental”.

Aluna da 3º etapa do curso Técnico de Enfermagem do Colégio Indyu, Marly Rodrigues, afirma que “já tinha a vontade de ser doadora e depois da palestra ainda mais. A palestra foi muito proveitosa. As duas palestrantes focaram na humanização que há no ato de doar órgãos e que é muito importante para nossa profissão. Parabenizo a assistente, pois sou formada em serviço social e tive o privilégio de ouvir suas sábias palavras, que ficarão registradas por toda a minha vida.”.

 


Publicada em: 27/09/2019
Tags: