(38) 2101-9595
(38)2101-9595

Colégio Indyu estimula técnicas para que o estudante seja autodidata


 

Parceiro Google For Education e escola antenada às novas metodologias de ensino e de aprendizagem, o colégio Indyu promoveu palestra como tema o Segredo dos Vencedores. Na segunda-feira, 13, a aula on-line foi ministrada pela bancária e professora Dalila Veloso, e pelo professor Cláudio Prates, que é graduado em Letras, Direito e Artes Cênicas. 

Durante a Live, foram trabalhadas técnicas de memorização, criação de mapa mental e didáticas de organização, que auxiliam na produtividade nos estudos mesmo diante desse momento de pandemia. 

Os palestrantes apresentaram possibilidades de reinventar-se nesse percurso escolar, para que estudantes consigam ser autodidatas.

Segundo Willian Borges, diretor do Colégio Indyu, esse tema é pertinente pois: “Visa conscientizar estudantes, pais e cuidadores sobre a forma de aprender. O futuro depende de uma mudança de conduta individual, da escola, do aprendizado, de uma mudança moral e social. O mundo busca hoje pessoas que saibam aplicar conhecimento e não apenas obter conhecimento, é preciso saber praticá-lo.” Willian ainda ressalta que os métodos de aprendizados estão mudados. “Nós buscamos adicionar seis a sete disciplinas no colégio, que são disciplinas de aplicação, para o aluno aplicar o conhecimento das matérias fundamentais. Para que os alunos e os pais entendem a importância dessa aplicabilidade, nós construímos esse ciclo de palestras para mostrar para eles, que o que eles aprenderam na época deles como estudantes modificou-se, é preciso apoiar essa mudança junto com o colégio, para que se consiga traçar e ter um futuro de excelência para cada um dos alunos. O objetivo maior do colégio é a responsabilidade para com os pais. Nosso objetivo é mostrar profissionais que tiveram resultado positivo com suas respectivas áreas de atuação, que têm a teoria e sucesso com elas, pois aplicaram em suas vidas e mudaram”, revelou.

A professora Dalila explica que o objeto maior da palestra é possibilitar que estudantes criem vias que facilitem seus aprendizados. Segundo ela:“É imprescindível para você chegar a um resultado utilizar ferramentas, técnicas de planejamento, de aprendizado acelerado, memorização, revisão, sem isso, dificilmente vai obter um resultado que se deseja, principalmente pelo cenário tão concorrido que nos encontramos hoje. O objetivo é exatamente traçar estratégias e formas que se possa conseguir ser autodidata. Conseguir chegar a um resultado tendo a explicação do professor, mas o aluno sendo responsável pelo seu estudo através de técnicas.”

O professor Cláudio Prates comentou sobre seus métodos de  memorização e estratégias próprias de estudo: “Você é comandante do seu cérebro, então é preciso que exclua os pré-conceitos sobre você mesmo, não pense que não pode aprender determinado conteúdo, pois você pode, a dica é mudar a maneira de colocar as emoções no cérebro, pois assim, você muda a forma de aprender. O objetivo principal é trabalhar a força mental, a disciplina, criar pequenas vitórias para surgir neurotransmissores de recompensa para que o cérebro e os alunos  possam vencer.  É preciso mudar a concepção sobre o modelo remoto, pois esse é tão eficiente  para que se aprove no Enem quanto o presencial. O cérebro precisa de 21 dias para criar um novo hábito e 90 dias para criar um novo estilo de vida.”

O aluno João Victor Camargos Sampaio, do primeiro ano do ensino médio, relatou sobre seus aprendizados adquiridos com Cláudio e Dalila. “Achei muito interessante, as dicas que eles deram vão aprimorar a maneira de estudo, me ajudaram a ter mais motivação para estudar e alcançar o meus objetivos no futuro. As dicas de memorização que foram passadas, estudar com emoção, realmente funcionam. E sem dúvidas, essas dicas vão influenciar nos meus estudos para eu conquistar meus objetivos no futuro, a exercer a profissão que eu quero com mais eficiência.


Publicada em: 17/07/2020
Tags: