(38) 2101-9595
(38)2101-9595

A importância da inteligência emocional em tempos de Pandemia


  

Inteligência emocional é a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções, possibilitando alcançar resultados positivos, não só na vida pessoal, como também na acadêmica/profissional. Pensando nesse contexto, o Colégio Indyu realizou no último dia 15 de julho, live com Cláudia Guimarães, que é psicóloga graduada pela Universidade FUMEC, possui trajetória profissional no âmbito da saúde (assistencial e administrativa) e é professora mestre e supervisora de estágio das Faculdades Fasi e Funorte. O tema abordado foi: “O uso da Inteligência Emocional como mecanismo  de enfrentamento na pandemia”. 

Para o diretor William Borges, o evento tem como objetivo “Que os alunos tenham conhecimento e que consigam fazer aplicabilidade do uso dessa inteligência emocional. Que saibam e aprendam ser pessoas íntegras, capazes e autossuficientes. Por esse motivo  o colégio possui a disciplina de inteligência  emocional.”

Cláudia explica que falar sobre esse tema é fundamental:“É importante para amadurecer os alunos no processo de aprendizagem, não apenas no setor cognitivo, mas no ponto de vista emocional também, na questão da aplicabilidade do que eles adquirem enquanto conhecimento das outras disciplinas, mas para a vida, nas relações interpessoais e nas relações com eles mesmos.”

Segundo Cláudia, nesse momento de pandemia "sem inteligência emocional, é possível adoecer, esse atual momento aumentou o índice de ansiedade e de depressão, e a busca por profissionais de saúde mental.”

A aluna Agatha Almeida Borborema Pena, do 9° ano, comentou sobre suas percepções diante da live e do tema abordado: “É muito importante estudar inteligência emocional nesse atual momento e também para ajudar no autoconhecimento. A explicação sobre como ajudar alguém com depressão, saber a diferença entre sentimento e emoção é de grande utilidade. Eu gostei muito da live”. 

 


Publicada em: 17/07/2020
Tags: