• Wigor Macolly
  • Carlos Henrique
  • Isis Gabrielle
  • Docente da disciplina de Redação, Fabiana Carneiro

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do ensino médio, além de ser o primeiro passo para aqueles que desejam ingressar no ensino superior.

Pela importância do exame, estudantes se preparam durante todo o ensino médio para garantir uma vaga em universidades ou faculdades, que foi o caso dos egressos do Colégio Indyu, Carlos Henrique Gonçalves Santana, Wigor Macolly Batista Souza e Silva e Ísis Gabrielle Durães Prates, que tiveram destaque na nota de redação do Enem, divulgada no dia 18 de janeiro.

Com 980 pontos na redação, Carlos Henrique destaca seu esforço e dedicação para alcançar a nota e elogia a qualidade de ensino do Indyu. “Tudo que aprendi sobre redação foi no Colégio Indyu, com disciplinas ministradas pela professora Fabiana Carneiro, que trabalhou, durante todo o ensino médio, com um projeto em que desenvolvíamos uma redação semanalmente e que ajudou muito na minha preparação para a prova. Também, em geral, tive ajuda de professores de outras disciplinas, todos sempre muito acessíveis para tirar minhas dúvidas. Conciliei, ainda, leituras de livros em casa, formação de blocos de exercícios, simulados realizados pelo colégio e orientações do Núcleo de Orientação Psicopedagógico – NOPP”, frisou.

O egresso ainda não definiu qual graduação fazer, mas tem opção pelos cursos de Engenharia Química ou Engenharia de Minas. Segundo ele, “estou muito feliz pelo resultado que alcancei e por poder cursar uma das graduações que sempre sonhei”, citou Carlos.

Também com destaque na nota de redação, Wigor alcançou 880 pontos na categoria. Ele, que estudou sete anos no Indyu, explica que seu sucesso na avaliação se deu pelo bom acompanhamento que teve dos professores. “No período em que estudei no Indyu, sempre tive um bom acompanhamento de todos os professores, que, inclusive, possuem alta qualificação. Eu nunca fiz nenhum cursinho em outra instituição; quem me ajudou com redação foi meu colega Carlos e a professora Fabiana, que sempre cobrou muito que eu me desenvolvesse. No Indyu, todos apoiam uns aos outros, desde colegas a professores e colaboradores, que estão sempre dispostos a nos ajudar”, destaca o estudante que pretende cursar Engenharia de Sistemas ou Engenharia Civil.

Egressa da instituição, Isis Gabrielle Durães Prates, que obteve 900 pontos na redação, frisa quais foram seus métodos de estudo. “Tive muito apoio da professora Fabiana e dos demais professores que, sempre nos deram apoio e nos preparou com exercícios que nos ajudaram muito, além do foco que tive em estudar em casa como um complemento do que era estudado em sala”, citou.

Sem ainda definir a graduação que deseja cursar, Isis destaca a dedicação como um passo essencial para o sucesso. “O 3º ano tem um pressão gigante pelo fato de ser o último ano do ensino médio e uma preparação para o ingresso na faculdade. Todos nós sempre esperamos um futuro brilhante pela frente e tantas opções de cursos nos deixam com um pouco de indecisão, mas, acredito que estamos no caminho certo”, frisou.

Uma das responsáveis pelo sucesso dos estudantes, a docente Fabiana Carneiro, ministra a disciplina Redação e acompanhou os egressos durante todo o processo de preparação para o exame. Além de aulas e exercícios, ela promoveu eventos com participação de profissionais de distintas áreas com discussão de temas contemporâneos e sobre possibilidades do mercado de trabalho.

Segundo Fabiana, “o trabalho desenvolvido no Ensino Médio baseia-se desde o processo de leitura até atividades de PNL (Programação Neurolinguística) e produções semanais. No terceiro ano, o trabalho é ainda mais intenso; além de revisão dos gêneros textuais, há o foco no desenvolvimento das competências da Redação do Enem. Elas são trabalhadas separadamente tanto de forma conceitual como prática”, explicou a docente.

Ela finaliza ao descrever o que este resultado representa para os egressos e para a instituição. “O nosso trabalho interdisciplinar na disciplina de Redação garante o sucesso dos nossos estudantes tanto nos processos seletivos quanto no seu desenvolvimento pessoal. Eu estou orgulhosa com o desempenho dos nossos alunos. Trabalho, disciplina e metodologias inovadoras constroem nosso sucesso”, concluiu Fabiana.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *