Estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Indyu participaram, no dia 25 de outubro, de V Seminário Multidisciplinar de Redação, no auditório do Colégio Indyu. No episódio, profissionais das áreas do Jornalismo, Direito, Pedagogia e Administração, foram convidados para roda de conversa sobre temas como Direito do Trabalho e Direito à Educação.

As temáticas foram apresentadas pelos estudantes por meio de painéis e debatidas pelos profissionais ao longo das abordagens. Segundo a docente da disciplina de Redação e organizadora do evento, Fabiana Carneiro, “o evento tem como foco desenvolver as competências II e III do Enem e, este ano, trabalhamos com abordagens sobre a Constituição Federal, que completou 30 anos. Então, todos os dias haverá a presença de um advogado acompanhando as apresentações para discutir direitos e deveres dos cidadãos. E isto, não somente é importante para o processo do Enem, mas também para que o aluno tenha outras visões de mundo, como ser humano, pois é preciso aceitar as diferenças e, na escola, esta discussão torna-se fundamental para que o aluno seja um cidadão consciente”, destacou a docente.

A diretora do Colégio Indyu, Gabrielle Mourão, falou sobre a tradição do evento. “O Seminário Multidisciplinar já é tradição no colégio Indyu, evento que estimula a participação dos alunos e prepara para os seminários que eles irão participar no âmbito acadêmico. Além de serem temas são pertinentes aos acontecimentos atuais”, frisou a gestora.

Além de estudantes e convidados, docentes e coordenação do Ensino Médio também prestigiaram as apresentações. Segundo Luciana Mota, coordenadora pedagógica, “a proposta pedagógica do trabalho realizado pela professora é bem interativa. Apresenta o objetivo de levar um conhecimento mais específico sobre temas possíveis a serem abordados para o Enem. É importante, pois toda e qualquer forma de conhecimento é válida. Os temas são atuais e trazem para os alunos experiências positivas. Lembrando que a leitura, a pesquisa e o diálogo sobre novas e maiores informações sobre temas específicos é sempre bem vinda”.

Dentre os convidados a participarem dos debates estiveram: Luís Guilherme, professor do curso de Geografia; a jornalista e docente, Andreia Pereira; o advogado, docente e Diretor Secretário da OAB Montes Claros, Henrique Tondinelli; o coordenador do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da Funorte, Bruno Garcia; entre outros.

Segundo o coordenador do CEI, o evento é importante, pois é uma forma de preparar os estudantes para as inovações do mercado de trabalho. “Fui convidado pela Fabiana para falar sobre carreiras do futuro, já que tecnologia e inovação estão mudando as formas de trabalho e já podemos ver as atualizações acontecendo a nossa volta. Estes, são alunos que vão iniciar a faculdade daqui um tempo e, então, é preciso que enxergarem o mundo lá na frente e comecem a pensar que tipo de profissionais existirão quando eles estiverem formando e, assim, prepará-los para o mercado de trabalho que os esperam”, destacou Bruno

O advogado Henrique ressaltou sobre a iniciativa de trazer debates sobre cidadania para a escola. “É uma iniciativa importante fazer com que os estudantes tenham contato com as noções básicas do Direito. Recentemente, foi apresentando um projeto de lei para que seja incluído nas escolas municipais noções básicas do Direito e, isto, é um assunto que irá contribuir de forma significativa para a formação dos alunos”, frisou.

A jornalista Andreia também elogiou a proposta do evento. “Amei receber este convite e acredito que é uma idéia fantástica, principalmente pelo contexto político que o Brasil vive hoje. Então, falar sobre estes temas nos faz acreditar que a educação é capaz de transformar este mundo. Discutir trabalho escravo, infantil e falar sobre escola sem partido e temas que estão em pauta é uma maneira de sabermos escolher melhor nossos governantes, cobrar e saber reconhecer nosso papel dentro desta sociedade que precisa ser transformada”, finalizou a jornalista e docente.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *