Estudantes do ensino Fundamental e Médio do Colégio Indyu participaram da Etapa Municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG-2019, evento promovido anualmente, através de parceria entre o governo estadual e as prefeituras. O objetivo dos jogos é promover a prática esportiva entre a população escolar e revelar talentos no esporte nacional. O JEMG é dividido em 04 etapas: Municipal, Microrregional, Regional e Estadual.

Nesta Etapa municipal, cerca de 400 alunos-atleta competiram nas modalidades de futsal, basquete, handebol, voleibol e xadrez, nas categorias masculino e feminino. No Indyu, os estudantes competiram na categoria masculino, nas modalidades de futsal, com supervisão do professor Edward Martins; e basquete, supervisionados pelo professor Rubem Ribeiro.

Segundo a diretora do colégio, Gabrielle Mourão, o incentivo ao esporte é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes. “A participação dos alunos no JEMG é muito importante, pois, através dessas atividades, conseguimos trabalhar vários aspectos como o social, o cooperativo e o temperamental, além do esforço. Os alunos que participam dos jogos conseguem, também, desenvolver valores como moral, respeito e dedicação. Então, nosso objetivo em incentivar esta participação é de trabalhar, não somente o aspecto motor, mas o social e moral de nossos adolescentes”, frisou a gestora do Indyu.

O professor Edward também frisa a importância do apoio aos estudantes que estão competindo. Segundo ele, “é fundamental fomentar a prática do esporte com fins educativos, pois, além de possibilitar a identificação de talentos esportivos, contribui para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, democrático e participante”, explica o docente.

Estudante do 3º ano do ensino médio e pivô do time de futsal do Indyu, Bruno Vieira fala sobre a experiência de competir no JEMG. “É muito bom participar do JEMG, pois estamos representado o nosso colégio através do esporte. O Indyu nos incentiva muito acerca da prática de esportes, sem nenhuma exceção; todos podem jogar”, explica o estudante.

Quem pode participar do JEMG?

Participam do JEMG alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, com idade entre 12 e 17 anos. Os jogos iniciaram no dia 25 de março e serão finalizados no dia 03 de abril, no Ginásio Ana Lopes, Quadras da Unimontes e no Ginásio Poliesportivo Presidente Tancredo Neves de Montes Claros.

Professor técnico da equipe de futsal, Edward desta quais benefícios esta competição proporciona à formação do aluno. “É um evento importante, pois, além de melhorar as habilidades esportivas e revelar talentos, contribui para a interação, socialização e estimulação da melhora no rendimento escolar”, citou o treinador.

A participação do Indyu no JEMG já virou tradição e, neste ano, o colégio participa nas seguintes modalidades:

– Basquete masculino módulo I (já classificado para etapa microrregional);

– Basquete masculino módulo II (participando da etapa municipal);

– Basquete Feminino Módulo I (já classificado para etapa microrregional);

– Basquete Feminino Módulo II (já classificado para etapa microrregional) e

– Futsal Masculino Módulo II (participando da etapa municipal).

Resultados do Indyu

O Indyu iniciou a Etapa Municipal com as equipes de Basquete Masculino Módulo II, com estreia no dia 25 de março. Nesta modalidade, o colégio deixou a competição após ser eliminado nas quartas de final.

Já a equipe de Futsal Masculina Módulo II, se classificou para a fase final do JEMG (Etapa Municipal), vencendo as equipes da Escola Estadual Antônio Canela, no dia 26 de março; e a Escola Estadual Monsenhor Gustavo, no dia 27 de março. Porém, a equipe não conseguiu vencer o último jogo e terminou a competição em segundo lugar.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *