Aconteceu na última quinta-feira (19), no auditório do Campus São Norberto, a 4° edição do seminário multidisciplinar de redação, cujo objetivo é proporcionar aos alunos conhecimento amplo sobre temas atuais. Os estudantes tiveram cerca de 1 mês para prepararem os documentários que foram produzidos e, posteriormente, exibidos por eles próprios para colegas, professores e comentaristas. Os assuntos abordados foram:

* Globalização;

* Empreendedorismo – Novas produções da web;

* Liberdade de Expressão;

* Racismo x Preconceito;

* Depressão.

Os estudantes tiveram acompanhamento de tutores que os auxiliaram nas respectivas áreas que o tema do documentário abordaria. A professora e idealizadora do seminário, Fabiana Carneiro, ressalta a qualidade dos trabalhos e o empenho dos alunos. “Ficamos surpreendidos positivamente com a proatividade e compromisso dos trabalhos. Todos trataram os assuntos de forma seria e objetiva, com características e peculiaridades de modo que podemos observar o talento e ponto de vista em cada apresentação. Estão de parabéns”, relata.

Marcelo Ramos é professor do segundo ano do ensino médio do Indyu e um dos tutores no seminário interdisciplinar. Para ele, o trabalho tem o intuito de incentivar os estudantes a buscarem novos aprendizados através dos trabalhos. “O projeto surgiu da necessidade de se pensar novas metodologias e didáticas onde o aluno ele tornasse sujeito na elaboração e construção de documentários pertinentes e atuais, que pela importância podem vim a ser a mesma temática na prova do ENEM”, observa.

O aluno do 2º ano 16 e integrante do grupo que apresentou sobre racismo x preconceito, Lucas Marcelino, fala sobre alguns procedimentos do trabalho e o desenvolvimento da temática. “Já tínhamos algumas ideias de como retratar o tema. Particularmente achei muito bacana, mesmo sendo um pouco exaustivo, é um tema que interessou a todos do grupo. Acredito que conseguimos atingir nosso objetivo e desempenhar um bom trabalho”, concluiu.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *